Raja - a jornada da Liberdade
Raja - a jornada da Liberdade é o primeiro roteiro de longa-metragem da artista Lorenna Mesquita, projeto premiado por meio do edital da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil, Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Pará. O roteiro traz uma narrativa que percorre um século de transformações, acompanhando a trajetória de Raja, nascida em 1925 e descendente de imigrantes libaneses. Com uma escrita sensível, a obra aborda a imigração libanesa no Pará, os internatos religiosos, a importância do jornalismo e das artes, os horrores da ditadura militar — com destaque para a violência sexual — e a repressão à homossexualidade. Raja é uma celebração da coragem, da superação e da esperança em um mundo melhor, sobretudo, para as mulheres.
Literatura, Cinema e Música no Theatro da Paz
Atualizado em 06-12-2024
O foyer do Theatro da Paz foi palco de uma noite especial que uniu literatura, cinema e música. No dia 5 de dezembro de 2024, das 18h às 19h45, o público está convidado para prestigiar a apresentação do romance Caveira na Mala, de Isadora Salazar e Thienne Johnson, e do primeiro roteiro de longa-metragem, intitulado Raja, de Lorenna Mesquita. Ambos os projetos foram contemplados no edital da Lei Paulo Gustavo, destacando a importância do incentivo à cultura no Brasil e no Estado do Pará.
Raja traz uma narrativa que percorre um século de transformações, acompanhando a trajetória de Raja, nascida em 1925 e descendente de imigrantes libaneses. Com uma escrita sensível, a obra aborda a imigração libanesa no Pará, os internatos religiosos, a importância do jornalismo e das artes, os horrores da ditadura militar — com destaque para a violência sexual — e a repressão à homossexualidade. Raja é uma celebração da coragem, da superação e da esperança em um mundo melhor, sobretudo, para as mulheres.
Já o romance Caveira na Mala surpreende pela ousadia e originalidade, ao mesclar matemática ao texto e explorar signos de linguagem em um estilo único. Com uma aglutinação de palavras marcante na escrita de Isadora e intervenções matemáticas criadas por Thienne, a obra inaugura uma nova concepção do campo ficcional, combinando forma e conteúdo para refletir sobre os anseios humanos.
Durante o evento, as autoras compartilharam com o público suas inspirações e processos criativos. A conversa foi mediada pela jornalista Renata Ferreira.
Encerrando a programação, o show "As Divas do Rádio" presta uma homenagem às grandes vozes da era de ouro do rádio brasileiro e que será uma das cenas do filme Raja, quando o roteiro for filmado no Pará. O espetáculo foi conduzido pelo trio de artistas Carol Leão (voz), Aline Pedrosa (piano) e Yasmin Correa (violão).
A edição das obras literárias e a produção do show de lançamento são assinadas pela Sultana Produções.
Serviço:
-
O quê: Apresentação do romance Caveira na Mala e do roteiro do longa-metragem Raja, seguida do show As Divas do Rádio.
-
Quando: 5 de dezembro de 2024, das 18h às 19h45.
-
Onde: Foyer do Theatro da Paz.
-
Entrada: Gratuita.